sábado, 26 de novembro de 2011

MUNDIAL DA JUVENTUDE 2011

Infelizmente, não deu medalha para a guerreira do Brasil, Ramyres Coelho (Cat Sub 14-Fem). Ela perdeu para a norte americana Sarah Shiang e terminou em 10º lugar, com 6 pontos em 9 possíveis. A campeã foi a russa WMF Alexandra Goryachkina (foto), com 100% de aproveitamento!
Está de parabéns o GM brasileiro Darcy Lima, diretor desse grandioso evento que ocorreu em Caldas Novas, GO.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

III Torneio Troféu Esporte de Xadrez Magistral


Será realizado no dia 04 de Dezembro no Sesc, Caruaru, PE o III Torneio Troféu Esporte de Xadrez Magistral! Valendo o título de Campeão Pernambucano de Xadrez Ativo 2011 e Campeão Pernambucano de Xadrez Estudantil 2011. As inscrições são através do link: http://torneio.trofeuesportes.com.br/


terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Maior Enxadrista Brasileiro de Todos os Tempos

Henrique Costa Mecking (Mequinho)

Henrique Mecking, o Mequinho é o maior jogador de xadrez brasileiro de todos os tempos. Teve seu auge no ano de 1977, quando foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo, superado apenas por Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi.

Uma doença grave - a miastenia, que compromete seriamente o sistema nervoso e os músculos - fez Mequinho abandonar as competições em 1978. No estágio mais grave da doença passou a frequentar os cultos da Renovação Carismática Católica. Ao se recuperar, passou a dedicar-se integralmente à religião, mas sempre alimentou a esperança de voltar a jogar xadrez.

Mequinho voltou a jogar em 1991, num match de 6 partidas contra o GM Predrag Nikolic. Demonstrou um jogo muito forte, mas por estar longo tempo parado, foi vencido pelo iugoslavo (1 derrota e 5 empates). Em 1992, jogou um match contra o GM Yasser Seirawan, mas depois desta nova derrota, afastou-se por longo tempo.

Em 2000, retornou aos tabuleiros para disputar um match contra outro grande mestre brasileiro Giovanni Vescovi, na época tricampeão nacional.

Mequinho mostra que é ainda um jogador de muita força, apesar de dedicar a maior parte de seu tempo à sua fé religiosa. Uma prova disso foi em 2001, no Magistral Najdorf - Argentina, ter empatado com Judit Polgar, a maior enxadrista da história, e também com o seu antigo adversário Victor Korchnoi.

Mequinho também participa de torneios online, como os realizados no ICC (Internet Chess Club). Nele jogam cerca de 25000 jogadores de alto nível, sendo que 200 deles são grandes mestres, sendo que por mais de 10 vezes Mequinho chegou a ser o primeiro do ranking.

Em 2003, a convite do mestre internacional Alexandru Sorin Segal, participou dos Jogos Regionais, representando a cidade de Ilha Solteira e ajudando a equipe a ser campeã, classificando-a para os Jogos Abertos, onde se tornaria vice-campeã.

Desde 2005 vem disputando os Jogos Regionais e os Jogos Abertos pela cidade de Taubaté, onde reside.

Atualmente Mequinho é o número 5 do Brasil, com uma pontuação de 2570 no rating FIDE de março de 2011.


Títulos obtidos

  • 1959 – Vice-campeão de São Lourenço do Sul/RS;
  • 1964 – Campeão gaúcho absoluto;
  • 1965 – Campeão brasileiro absoluto;
  • 1967 – Campeão brasileiro absoluto e sul-americano absoluto. Recebe o título de mestre internacional (MI);
  • 1970 – Vencedor do Torneio Internacional de Bogotá, Colômbia;
  • 1971 – Ganhador do Torneio Internacional de Vrsac, Iugoslávia;
  • 1972 – Recebe o título de grande mestre internacional (GM), campeão sul-americano;
  • 1973 – Vencedor do Torneio Interzonal de Petrópolis/RJ, sendo classificado para o Torneio dos Candidatos, última eliminatória do Campeonato Mundial;
  • 1975 – Segundo colocado no Torneio Internacional de Las Palmas, Espanha e, também, segundo colocado no Torneio Internacional de Manila, Filipinas;
  • 1976 – Vencedor do Torneio Interzonal de Manila, Filipinas, classificando-se novamente para o Torneio dos Candidatos;
  • 1978 – Terceiro melhor jogador de xadrez do mundo pelo ranking da Federação Internacional de Xadrez (ELO 2635);
  • 2006 - Vencedor do "2nd Festival Scacchistico Internazionale città di Lodi" (torneio aberto de Lodi)

domingo, 6 de novembro de 2011

Amazonense representará o Brasil em Campeonato Mundial de Xadrez

Ronnie Frank Stone
O Amazonense Ronnie Frank Stone, de 13 anos, será o representante do Brasil no Campeonato Mundial de Xadrez. Pela primeira vez na América do Sul, o evento será realizado no período de 17 a 27 de novembro, em Caldas Novas - GO. Nesta edição, 130 atletas, de 70 países, estarão disputando nas categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18, nos naipes aberto e feminino.

O treinador do enxadrista, Andrey Neves disse ao GLOBOESPORTE.COM que Ronnie é um dos destaques do Amazonas na modalidade. Por este motivo, foi convidado para a competição.

-Apesar da pouca idade, Ronnie sempre nos surpreendeu com as boas jogadas. Espero que obtenha um bom resultado. Se ele chegar entre os dez melhores, será excepcional para o Estado – ressaltou.

No ranking geral da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o amazonense ocupa a 60º posição. Segundo Andrey Neves, o adolescente treina duas horas por dia. Há um ano, ele espera por este momento.

-A ansiedade é intensa, mas sabemos da responsabilidade que temos. Não vai ser fácil para ele jogar entre os melhores do Mundo. Mas acredito em seu potencial – enfatizou.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ramyres Coelho

Será que o futuro do xadrez feminino está em pernambuco? Conheça essa incrível jogadora de apenas 13 anos e responda!!!

Ramyres Santana Coelho

Ramyres Santana Coelho (Petrolina, 24 de março de 1998) é uma enxadrista brasileira. É a única enxadrista nordestina a possuir a tríplice coroa: Nordeste, Brasil e Américas. Ramyres começou a jogar aos seis anos incentivada pelos pais Raimundo Coelho e Maria das Graças Santana.

Em 16 de maio de 2008, Ramyres realizou uma simultânea contra vinte alunos da Escola Municipal Paulo Freire de Petrolina. A TV Grande Rio fez a cobertura do evento, que teve início às 16h40. Depois de duas horas e quarenta minutos, Ramyres obteve dezessete vitórias, dois empates e perdeu uma única partida.

Membros do Jb's Chess Club com Ramyres

Em 2008, ela estava cursando o Ensino Fundamental I no Colégio Professor Simão e treinando xadrez no Carranca Xadrez Clube, em Petrolina com o prof. Agnaldo.

Em 2010, participou do Festival Pan-americano da Juventude e do Campeonato Mundial Juvenil (World Youth Chess Championships), realizado na Grécia.

Mais recentemente, ela participou do aberto de xadrez de Pernambuco em Garanhuns onde conquistou o título de melhor jogadora nas categorias: Adolescente (até 17 anos) e Feminino!!!

Ramyres 0-1 MF Francisco
"Depois de tudo que consegui jogar já estava feliz, e para completar joguei com o MF Francisco Assis. Não preciso nem falar que aprendi bastante com essa simples partida." (Foi o que a jogadora postou em seu blog sobre a partida com o Mestre.)

A enxadrista possui ainda os seguintes títulos:
  • Campeã Baiana de Categorias 2011 (Paulo Afonso)
  • Campeã das Olimpíadas Escolares 2010 (Fortaleza)
  • Campeã da Copa Norte-Nordeste Escolar 2008 (Aracaju)
  • Campeã Panamericana de Xadrez Escolar 2007 (Mendes)
  • Campeã Brasileira de Xadrez Escolar 2007 (Poços de Caldas)
  • Campeã Nordestina de Xadrez Escolar 2007 (João Pessoa)
  • Campeã Petrolinense Escolar 2006
  • Vice-campeã Pernambucana Sub-8 2006