segunda-feira, 9 de maio de 2011

CURIOSIDADES: Títulos e Ranking no Xadrez!

Pessoal, estamos inaugurando mais uma sessão. 

Aqui encontraremos CURIOSIDADES do Brasil e do Mundo na arte do xadrez. 

Mande a sua, participe! Eis a primeira:

 

TÍTULOS E RANKING NO XADREZ


Com o objetivo de classificar enxadristas, a FIDE (Federação Internacional de Xadrez), o ICCF (Federação Internacional de Xadrez por Correspondência) e as federações nacionais utilizam o sistema de RATING ELO desenvolvido pelo físico Arpad Elo.
É um sistema estatístico baseado na hipótese que a performance de cada enxadrista em suas partidas é uma variável randômica(casual).


Arpad Elo concebeu então a força de jogo de um enxadrista com uma média entre o desempenho de todos os outros enxadristas em dado torneio.
A FIDE adotou o sistema ELO em 1970 e desde então ele vem sendo reconhecido como o método mais acurado e justo que os sistemas que eram utilizados anteriormente.
O mais alto RATING ELO já alcançado na história do enxadrismo foi o de 2.851 PONTOS, obtido pelo ex-campeão mundial Garry Kasparov em julho de 1999 e em janeiro de 2000.
Os melhores enxadristas do mundo são agraciados com TÍTULOS VITALÍCIOS pela FIDE:
·         GRANDE MESTRE (GM) é conferido aos mestres de xadrez de nível internacional. Com exceção do título de Campeão Mundial, o Grande Mestre é o mais alto título que um enxadrista pode alcançar em vida. Para obter este título, o candidato tem que conseguir um RATING FIDE (ELO) de pelo menos 2.500 PONTOS e TRÊS RESULTADOS FAVORÁVEIS, denominados NORMAS, em torneios envolvendo outros Grandes Mestres, incluindo torneios internacionais. Entretanto, há outras formas de se obter o título, como vencer o Campeonato Mundial de Xadrez Juvenil;
·         MESTRE INTERNACIONAL (MI), as condições são similares ao de GM, porém com um rating menor, sendo este de 2.400 PONTOS;
·         MESTRE FIDE (MF) com o RATING FIDE mínimo de 2.300 PONTOS;
·         CANDIDATO A MESTRE (CM) com rating FIDE mínimo de 2.200 PONTOS;
·         MESTRE NACIONAL (MN) é conferido por algumas federações nacionais, como a Confederação Brasileira de Xadrez, aos enxadristas com o rating FIDE mínimo de 2.200 PONTOS.
Fonte: tabuleirodexadrez.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário