quinta-feira, 8 de março de 2012

Xadrez e as Mulheres

Como todos sabem o xadrez é a arte de Caíssa como tal, neste dia tão especial para as mulheres, nada como um tour pela história das mulheres do tabuleiro.


A lenda:

Um jovem inglês de 17 anos, Willian Jones, escreveu em 1763 o poema Caíssa ou o jogo de xadrez, onde ganhou vida esta ninfa encantadora, que promete a Marte corresponder-lhe se este inventasse um jogo sugestivo. Por aquela ninfa do bosque, segundo o poema, Marte, deus romano da guerra, concebe o xadrez e o apresenta com o nome de Caíssa. Este poema, publicado em 1773, ganhou popularidade na França e também foi publicado na primeira revista de xadrez - La Palaméde - em Paris em 1836. Hoje, Caíssa é uma forma poética de se dizer xadrez.
As mulheres estão cada vez mais presentes neste universo que até outro dia era predominantemente masculino.

PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO DE MULHERES EM TORNEIO

As mulheres possuem uma rica história no meio enxadrístico. Uma carta Islâmica, datada no ano 802, é a primeira referência sobre uma mulher enxadrista. Porém, a primeira notícia da participação da mulher em torneio de xadrez data de 1617, quando o italiano Pietro Carrera publicou a seguinte relação de jogadores:
CLASSIFICAÇÃO:

83 - Lucio Timpanello, siciliano.
84 - A mulher de Timpanello.
85 - Sua filha.
87 -"Uma hebréia nascida em Veneza, jovem de 20 anos, cujo nome ignoro".




Judit Polgár é uma enxadrista húngara, considerada uma das melhores jogadoras de xadrez de todos os tempos.

Começou a jogar xadrez com cinco anos de idade. Em 1988, tornou-se a primeira mulher a vencer o campeonato mundial para menores de 12 anos. Na mesma época ganhou a medalha olímpica com a irmã Susan (Zsuzsa), feito repetido dois anos depois, na Olimpíada de 1990.

Aos 15 anos, Judit bateu o recorde de Bobby Fischer, ao tornar-se a mais jovem Grande Mestre Internacional da história. E em 1993, com apenas 17 anos, venceu o ex-campeão mundial Boris Spassky por 5 ½ - 4 ½, em uma série de 10 partidas. É, portanto, uma jogadora extremamente precoce.

Líder do ranking feminino desde 1988, Judit iniciou então uma ascensão fulminante que a levou a estar entre os 10 melhores jogadores do mundo.

Certa vez, o número 1 do xadrez mundial Garry Kasparov dissera que poderia jogar contra qualquer mulher do mundo, dando uma vantagem material de um cavalo, que mesmo assim ganharia a partida. Depois do aparecimento de Judit Polgar, Kasparov já não afirma mais o mesmo. Após um movimento de peças questionável, Kasparov venceu Polgar em 1994 mas foi derrotado por ela em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário