segunda-feira, 27 de junho de 2011

Curiosidade: Muamar Kadafi x Presidente da FIDE

Muamar Kadafi joga partida de xadrez contra Presidente da FIDE 
13/06/2011


"Muamar Kadafi é calmo e sabe jogar decentemente uma partida de xadrez", descreveu o presidente da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), o russo Kirsan Ilyumzhinov, nesta segunda-feira, após um final de semana de jogos com o ditador líbio.
- Ele é muito calmo e joga xadrez normalmente, adequadamente - disse Ilyumzhinov à rádio Ekho Moskvye.
O excêntrico Ilyumzhinov (que já chegou a dizer que o xadrez veio de outras galáxias e que foi abduzido por extraterrestres) classificou Kadafi como um jogador "amador".
- Ontem (no domingo 12-06) o jogo acabou em empate. Até porque, no final das contas, é falta de educação ganhar a partida quando você é convidado - disse Ilyumzhinov à agência de notícias Interfax assim que retornou à Moscou.
A visita do presidente da federação de xadrez à Trípoli deu uma rara visão do entorno de Kadafi, que luta há cerca de quatro meses contra um levante popular pró-democracia em seu país. O governo russo, no entanto, afirma que não teve nenhuma relação com o encontro que foi uma questão puramente privada.
Em uma imagem da televisão estatal líbia, Kadafi parecia relaxado, enquanto Ilyumzhinov o encarava diante de um tabuleiro de cristal em uma sala decorada com um retrato do ditador em traje militar. Kadafi, que desde o início do bombardeiro da OTAN tem se mantido longe dos holofotes, usava seus tradicionais óculos escuros, uma boina preta e túnica marrom.
O russo contou que encontrou o governante líbio em um "prédio administrativo" em Trípoli e que também jogou uma partida com o filho mais velho de Kadafi Mohamed que preside o Comitê Olímpico Líbio, além de ter visitado um complexo familiar onde autoridades líbias afirmam que parentes do ditador foram assassinados por forças da Otan no mês passado.
Ilyumzhinov disse que o ditador líbio confessou mais uma vez que não tinha nenhuma intenção de deixar o poder do país, apesar das baixas que sofreu em sua equipe, das sanções e do ataque da Otan.
- Eu não sou nem premier nem presidente nem rei. Eu não tenho nenhum posto na Líbia a manter e por isso não tenho nenhuma posição para abandonar - teria dito Kadafi ao russo.
Fonte: www.tabuleirodexadrez.com.br

Um comentário: