A concentração de um Gênio |
Ele ganhou atenção mundial quando venceu o Grupo B do Moscow Open 2007 (sub10). Ele atingiu uma pontuação quase perfeita, de 8 ½ de 9 pontos possíveis.
Em 2007 (com 11 anos de idade) ele ganhou o Campeonato Europeu da Juventude de Xadrez de sub-12.
Em abril de 2008 (com 12 anos de idade), ganhou o Memorial Nyzhnyk Nabokov, em Kiev, na Ucrânia, com 8 ½ de 11 pontos possíveis, e obteve sua primeira norma de GM. Em setembro do mesmo ano ganhou, o Campeonato Europeu da Juventude de Xadrez para menores de 16 anos. E em dezembro desse mesmo ano, ficou em 12 º no campeonato ucraniano, com uma avaliação de desempenho de 2594, em 2600 possíveis, desempenho exigidos para outra norma de GM.
"Lances Inocentes" |
Em Janeiro de 2009 (com 13 anos incompletos), seu rating FIDE era 2504, a classificação mais alta do mundo na faixa etária até 12 anos. No final do mesmo ano, ele ganhou o torneio Schaak festival Groningen, na Holanda, com uma avaliação de desempenho de 2741.
Em dezembro de 2010 empatou com o GM Dejan Bojkov Buchholz, obtendo o primeiro lugar no tie-break.
No torneio de Groningen Schaakfestival, garantiu a sua norma de GM final aos 14 anos e três meses, o mais jovem mestre do mundo.
Observe o que disse o Brasileiro Mequinho em entrevista concedida no mês de maio deste ano:
“No Torneio Bahia Feliz, em Gran Canária, Espanha, tive um excelente resultado com as peças negras, com três vitórias e dois empates, tendo inclusive derrotado o mais jovem GM do mundo, o extraordinário Illya Nyzhnyk, da Ucrânia”.
Ressalte-se que nesse torneio Illya ficou empatado com o primeiro colocado.
O cara olha essa foto dele jogando com um ursinho não dá nada por ele!
ResponderExcluirOxe Arthur! assiste o anime death note. o cara é o maior detetive do mundo e passa o dia todo comendo doçes parecendo paciente de hospício. gente assim existe. parece uma coisa mais é outra!
ResponderExcluir