quarta-feira, 8 de junho de 2011

O fenômeno Illya Nyzhnyk

A concentração de um Gênio
ILLYA NYZHNYK - Nasceu 27 de setembro, 1996 em Vinnytsia (Ucrânia).
Ele ganhou atenção mundial quando venceu o Grupo B do Moscow Open 2007 (sub10). Ele atingiu uma pontuação quase perfeita, de 8 ½ de 9 pontos possíveis.

Em 2007 (com 11 anos de idade) ele ganhou o Campeonato Europeu da Juventude de Xadrez de sub-12.

Em abril de 2008 (com 12 anos de idade), ganhou o Memorial Nyzhnyk Nabokov, em Kiev, na Ucrânia, com 8 ½ de 11 pontos possíveis, e obteve sua primeira norma de GM. Em setembro do mesmo ano ganhou, o Campeonato Europeu da Juventude de Xadrez para menores de 16 anos. E em dezembro desse mesmo ano, ficou em 12 º no campeonato ucraniano, com uma avaliação de desempenho de 2594, em 2600 possíveis, desempenho exigidos para outra norma de GM.
"Lances Inocentes"

Em Janeiro de 2009 (com 13 anos incompletos), seu rating FIDE era 2504, a classificação mais alta do mundo na faixa etária até 12 anos. No final do mesmo ano, ele ganhou o torneio Schaak festival Groningen, na Holanda, com uma avaliação de desempenho de 2741.

Em dezembro de 2010 empatou com o GM Dejan Bojkov Buchholz, obtendo o primeiro lugar no tie-break.

No torneio de Groningen Schaakfestival, garantiu a sua norma de GM final aos 14 anos e três meses, o mais jovem mestre do mundo.

Observe o que disse o Brasileiro Mequinho em entrevista concedida no mês de maio deste ano:
“No Torneio Bahia Feliz, em Gran Canária, Espanha, tive um excelente resultado com as peças negras, com três vitórias e dois empates, tendo inclusive derrotado o mais jovem GM do mundo, o extraordinário Illya Nyzhnyk, da Ucrânia”.

Ressalte-se que nesse torneio Illya ficou empatado com o primeiro colocado.

2 comentários:

  1. O cara olha essa foto dele jogando com um ursinho não dá nada por ele!

    ResponderExcluir
  2. Oxe Arthur! assiste o anime death note. o cara é o maior detetive do mundo e passa o dia todo comendo doçes parecendo paciente de hospício. gente assim existe. parece uma coisa mais é outra!

    ResponderExcluir