quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Grand Slam Ibirapuera

Grand Slam no Ibirapuera






A primeira etapa da final do 4º Grand Slam de Xadrez em São Paulo, que é disputado por seis dos melhores enxadristas do mundo no Parque do Ibirapuera, tem mais dois dias de jogos na cidade, nesta sexta-feira (30) e sábado (1º), a partir das 15 horas. A segunda fase da competição será realizada em Bilbao, na Espanha, de 5 a 11 de outubro.
As partidas são realizadas em uma sala de vidro com acústica especial. Do lado de dentro ficam os enxadristas e os árbitros. Do lado de fora, especialistas em xadrez comentam os jogos. O objetivo é aproximar o grande público de campeonatos de alto nível. A entrada é gratuita.
Até o momento, com três das cinco rodadas já concluídas, Vassily Ivanchuk (7º do ranking mundial) venceu duas partidas e lidera a disputa pelo título. Levon Aronian (3º do ranking mundial) tem uma vitória e dois empates e está na segunda posição. Na sequência, estão Paco Vallejo (28º do mundo) com uma vitória sobre Magnus Carlsen (1º do ranking mundial) e duas derrotas, e Hikaru Nakamura (12º do ranking), com três empates. Viswanathan Anand, atual campeão do mundo, e Carlsen têm dois pontos e seguem na lanterna da disputa, ambos com dois empates e uma derrota.
Por motivos técnicos, o calendário do Grand Slam em São Paulo foi alterado. Assim, os jogos que seriam realizados na 5ª rodada, no sábado, foram antecipados para esta sexta-feira (30/09). De acordo com o regulamento do torneio, os finalistas não podem jogar três partidas seguidas com a mesma cor de peça. No total, os enxadristas devem jogar cinco vezes com as brancas e outras cinco com as pretas.
Na quarta rodada (30/09), os duelos serão entre Levon Aronian (brancas) e Vassily Ivanchuk (pretas); Paco Vallejo (brancas) e Viswanathan Anand (pretas); e Magnus Carlsen (brancas) e Hikaru Nakamura (pretas). Na quinta e última rodada (1º/10), jogam Vassily Ivanchuk (brancas) e Magnus Carlsen (pretas); Hikaru Nakamura (brancas) e  Paco Vallejo (pretas); e Viswanathan Anand (brancas) e Levon Aronian (pretas).
A Final do 4º Grand Slam de Xadrez é uma realização da Prefeitura de São Paulo, com organização da São Paulo Turismo (SPTuris) e Xeque & Mate. O evento é resultado da cooperação internacional firmada entre as Prefeituras de São Paulo e de Bilbao. O torneio prossegue será realizada na cidade espanhola, de 5 a 11 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário