terça-feira, 2 de outubro de 2012

final 4° Grand Slam Ibirapuera

Final 4° Grand Slam Ibirapuera



O principal campeonato mundial de xadrez foi realizado em São Paulo até o dia 1º de outubro e o “gramado” escolhido foi o do Parque do Ibirapuera, região sul da cidade. Uma sala transparente foi montada para a disputa da final do 4º Grand Slam de Xadrez e permite que os jogadores possam se concentrar durante as partidas.

Este ano, o evento é fruto de uma cooperação internacional firmada entre as Prefeituras de São Paulo e Bilbao, na Espanha, onde haverá os demais jogos da final no formato compartilhado – em que os participantes jogam uma partida em cada cidade. Ambas recebem os principais enxadristas mundiais da atualidade: o norueguês Magnus Carlsen, o indiano Viswanathan Anand (atual campeão do mundo), o armênio Levon Aronian, o ucraniano Vassily Ivanchuk, o norte-americano Hikaru Nakamura e o espanhol Paco Vallejo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 7, 12 e 28 do ranking mundial. 

Durante a realização das partidas do torneio,  houve programação de atividades ligadas ao xadrez voltadas ao público em geral, como aulas introdutórias e espaço para partidas livres. A iniciativa – promovida pela Prefeitura de São Paulo, com organização da Xeque & Mate, da SPTuris e da Federação Paulista de Xadrez (FPX) – procura estimular o interesse da população pelo esporte e dar incentivo para a prática.
Com 65 m² abaixo de uma tenda de 500 m², uma sala de vidro será a grande novidade da final do 4º Grand Slam de Xadrez. Em um ambiente transparente de acústica especial, visando maior proximidade com o público ao lado de fora, o ambiente dispõe de três mesas, seis cadeiras, tabuleiros eletrônicos e relógios. 

Finalistas e três árbitros ocuparão o interior da sala de vidro, que contará com microcâmeras instaladas para exibição de todos os movimentos realizados em telas de plasma espalhadas ao redor do espaço fechado. Haverá ainda uma tribuna de comentaristas, em espanhol e português, em frente à sala que apontarão os principais lances e estratégias, além de entrevistarem os jogadores e relatarem curiosidades sobre o xadrez. 

Um comentário:

  1. Boa noite, o site Xadrez Brasileiro acaba de disponibilizar um novo widget. Através dele o seu blog poderá exibir as últimas atualizações dos melhores blogs de xadrez do Brasil.

    Veja mais em: www.xadrezbrasileiro.com/widget

    ResponderExcluir